sábado, 5 de maio de 2007

Listas, Bono Vox e U2

A revista Rolling Stone publicou, em sua última edição, uma lista com os 25 artistas mais subestimados do rock. Dentro os injustiçados, de acordo com a equipe da publicação, estão bandas como Fugazi e Dinosaur Jr., além de Sonic Youth e Sleater-Kinney — essa última, aliás, muito me agrada. No topo da relação está o veterano cantor norte-americanao Tom Waits.

1. Tom Waits
2. The Replacements
3. Cheap Trick
4. Sonic Youth
5. Warren Zevon
6. Big Star
7. The Pharcyde
8. Roxy Music
9. Talking Heads
10. Bob Seger
11. The Hold Steady
12. Fugazi
13. The Cramps
14. The New York Dolls
15. The Band
16. The Cars
17. Pogues
18. Alice Cooper
19. Dinosaur Jr
20. Sleater-Kinney
21. Husker Du
22. Devo
23. Wilco
24. Tom Petty
25. Ween
_______________________

Por aqui, a seção de música do IG repercutiu a lista da Rolling Stone e elaborou uma enquete para escolher a banda mais SUPERestimada do rock. Meu voto foi, sem um pingo de hesitação, para o U2.

Gosto de algum material da banda, especialmente aquele do começo dos anos 80. Mas, sinceramente, acho que o U2 não tem nada de especial no que diz respeito as suas letras, além de manter, ao longo de mais de 20 anos, a mesma fórmula para compor suas canções — exceção feita ao disco Pop. É insuportável ouvir aquela linha de baixo monocórdica em todas as músicas do U2.

Além disso, a banda deu um salto de popularidade imenso por causa de suas turnês faraônicas, o que me faz pensar que eles se garantem mais pela forma do que pelo conteúdo. Tendo a desconfiar seriamente de artistas que capricham demais no visual e na teatralidade de seus espetáculos.

Porra, eu quero música, sentimento, emoção, não quero ficar vendo o The Edge dando piruetas num cenário de 100km².

Palco de show do U2: quanto mais se mostra, mais se esconde

Isso sem contar o oba-oba em torno do Bono Vox, novo líder mundial para assuntos de salvação do planeta. É muito fácil acabar com a fome enquanto se sonega impostos, né, garotão?

_______________________

Voltando à lista, eu diria que bandas como Radiohead, Strokes e Oasis também não estão com essa bola toda. Todas são boas, mas estão muito aquém do burburinho que as cercam.

À primeira vista tem-se a impressão de que todas as bandas novas são revolucionárias, são a salvação do rock. Os criticos inflam qualquer coisa que aparece na ânsia de descobrir antecipadamente o novo Nirvana, para depois dizerem: "Viu, eu não falei!?".

Mas chega de lenga-lenga. Para votar na enquete da banda mais superestimada do rock, clique aqui.

5 comentários:

Carol disse...

Ahhhh muleque..... ahauahauhuahau pegou a enquete né?! huahauha Sei lá pq votei no PJ babam o ovo deles por demais.

Anônimo disse...

PEQUENO D. clama por música, sentimento e emoção!!! Nada de piruetas ou cambalhotas!!! PEQUENO D. quer amor, PORRA!






PEQUENO D. é um ser idiossincrático...

Anônimo disse...

Bono sucks.

Dinosaur Jr. é muito legal, HUsker Du também. Aliás, Sugar, do mesmo Bob Mould, é uma banda que eu amo de paixão.

Anônimo disse...

Provavelmente você não é musico pra falar uma asneira dessa. È muito importante separar gosto de reconhecimento, você não gostar da banda é uma coisa, não reconhecer o trabalho dela é outra.

Ex.: Não gosto do falecido Michael Jackson, mas é indiscutivel que ele foi o rei do pop, inigualavel, mas eu não gosto mesmo assim.

Não discordo que a forma de apresentação deles é magnifica, porém pra chegar onde chegaram presisaram de muito talendo.

Anônimo disse...

Essas bandinhas indies tem uma babação de ovo total, Scrotes eh um cover de VU e jack white só foi guitar hero de criança cabaça.


Mas a banda mais superestimada da terra é Beatles, rolling stones e nirvana.

Sempre achei uma porcaria.